Overview eJPTv1, Dicas e Orientações!

Rodolfo Mariano
3 min readMay 8, 2021

--

Fui aprovado na eJPTv1 no dia 01/05/2021, e através desse artigo estou de alguma forma tentando contribuir para os interessados, dando um review da mesma, visto que tem pouco conteúdo sobre em português.

O artigo será dividido em 4 tópicos:

Como é o exame ?;

Como estudar para o exame ?;

Recomendações e dicas do que estudar;

Ferramentas utilizadas.

Como é o exame:

O exame são 20 perguntas, das quais você precisa acertar no mínimo 15 para aprovação.

Segundo a eLearnSecurity é mais indicado fazer a prática se baseando nas perguntas do que simplesmente hackear e depois tentar responder as perguntas.

O exame não é monitorado. Consultas são liberadas seguindo a mesma metodologia da CEH practical neste aspecto assim como a maioria das provas práticas do mercado.

Recomendo fazer anotações sobre os comandos que você achar necessário e utilizar o próprio material do curso da INE para consulta durante o exame.

Quanto ao tempo de duração você tem 3 dias, no meu exame precisei apenas de 3 horas e obtive 18 acertos das 20, ou seja não se preocupe com o tempo, eles são muito generosos, faça com calma.

Como estudar para o exame:

Indico fortemente o curso da INE, é um curso sensacional, a metodologia utilizada faz você pensar nos mínimos detalhes e amplia conceitos já existentes, sem contar que o material do curso é gratuito e ele por si só é mais do que suficiente para estudar com intuito de ser aprovado no exame.

https://my.ine.com

Para você extrair o melhor do curso da INE e dos laboratórios da mesma, indico fortemente você fazer pelo menos 2x os três laboratórios de pentest black-box com bastante paciência e fixando o conteúdo, se atente aos mínimos detalhes e lembre-se o principal para você passar na prova será ter os conceitos em mente e ser detalhista na fase de reconhecimento.

Você também pode realizar máquinas no vulnhub e tryhackme, bem como hack the box desde que estejam focadas na fase de reconhecimento principalmente, na prova não é necessário realizar escalação de privilégios por kernel, nem por processos existentes e outras formas, mas algumas situações perspicazes de pós-exploração podem o levar a escalação do mesmo.

Recomendações e dicas do que estudar:

Conhecimento sobre redes e roteamento é necessário, você se verá em situações que precisará fazer roteamento estático para a interface da sua vpn e assim ter acesso há outras redes, recomendo que faça o laboratório prático que existe na INE sobre este conteúdo.

Para fuzzing, pode ser utilizado o dirb em 2 etapas, não autenticado e após obter credenciais realize o mesmo autenticado. Para encontrar diretórios e arquivos, basta a wordlist default do mesmo, já é suficiente;

Relacionado a web você precisa ter conhecimento em exploração de SQL Injection manual para bypass de login e exploração com sqlmap;

Conhecimentos em XSS reflected e stored também é necessário;

Saber como usar Burpsuite e explorar falhas lógicas em sites;

É importante saber realizar bruteforce em diversos serviços;

Saber utilizar o básico do wireshark para extrair informações, mas basicamente o que determinará se você extrairá de forma correta, será os conceitos que você aprendeu de redes e roteamento;

Enum4linux também é necessário para saber o que procurar e aonde procurar na enumeração do smb;

Metasploit será apenas uma pequena parte do exame, porém é importante que você tenha prática com o mesmo, desde uma exploração por exploits públicos até um roteamento e pivot básico.

Ferramentas utilizadas:

nmap;

wireshark;

hydra;

dirb;

burp suite;

metasploit;

enum4linux;

sqlmap.

Bom basicamente é isso, espero que tenha ajudado de alguma forma quem precise, estou disponível no linkedin para dúvidas ou sugestões:

https://www.linkedin.com/in/rodolfomarianocy

--

--

Rodolfo Mariano

Application Security | Red Team | OSCP | CEH | eWPTX | CRTP | eJPT | SYCP | DCPT | EXIN(x3) | AWS(x1) | AZ-900.